15/05/2009

Dia 15 de maio - dia do assistente social.

Bem amigos, quem acompanha o blog e quem me conhece sabe da minha verdadeira paixão pelo serviço social. Me identifiquei com a profissão desde o momento que comecei a saber mais sobre ela através de um teste vocacional que eu fiz lá atrás na época do pré vestibular.
Ai numa das universidades que eu me inscrevi, coloquei a opção para serviço social. Ok... passei, cursei com muita dificuldade porque eu trabalhava muito longe da universidade, no bairro da Barra da Tijuca e estudava em Niterói, pra quem é do RJ, sabe como é longe, o trânsito enorme e muitas vezes os atrasos nas barcas me impediam de chegar na hora.
Enfim, depois de greves, monografia e muita loucura, me formei em junho de 2006, 2 períodos depois do previsto, já que o curso tem 9 períodos.
No ano seguinte, consegui meu primeiro e único emprego na área. Numa cidade longe da capital chamada Paracambi. Muita luta, acordando muito cedo e chegando muito tarde, pouco tempo para a família e para os amigos, e o mais interessante, carregando uma barriga durante 9 meses, já que neste ano eu engravidei e tive Maria Ísis.
Depois disso, não consigo mais emprego. Ah ok, vão me dizer - Faça concursos! Sim, eu devo, mas para isso precisa de grana para pagar as inscrições (hj tenho outra prioridade) e tempo para estudar (minha nova prioridade me toma todo o tempo que tenho).
Vi amigos prosperando, outros morrendo, outros desistindo da profissão, outros mudando de cidade, de país, enfim coisas diversas aconteceram desde aquele setembro de 2000 quando assisti a primeira apresentação na universidade.
Mesmo assim, com todas as adversidades, eu nunca desisti. Tenho sempre na minha mente que poderei contribuir e muito para o esclaremento e a garantia de direitos das pessoas que necessitarel do serviço social.
Amo a minha profissão, sou uma excelente profissional e sei que meu futuro ainda sera brilhante.
Então desejo de todo o coração um FELIZ DIA DO ASSISTENTE SOCIAL para todos colegas de profissão, amigos de luta e para mim também.
Agradeço todos os dias pela minha escolha e sei que não seria tão feliz se no dia da minha formatura tivesse me tornado em Bacharel em Serviço Social, Assistente Social.
Deixo aqui meu ideal: Por uma sociedade mais justa, menos excludente, preconceituoso e desigual.

Beijos calorosos.
Veronica.

PS: Beijos especiais para a minha turma - Universidade Federal Fluminense - 2º semestre de 2000, sendo representada pela querida Letícia, que faleceu em abril desse ano, a profissional mais obstinada e consciente que pude conhecer.

Nenhum comentário: