15/05/2010

15 de maio - Dia do Assistente Social

Hoje quero parabenizar todos os colegas de profissão, que vêm na luta árdua diária para que possa garantir os direitos dos cidadãos.

Engajamento político, relação teórico-prática, projeto ético-político e principalmente uma visão crítica e imparcial, fazem do assistente social um profissional diferenciado, o que não siginifica que como em toda profissão, desde que o mundo é mundo, existam os bons e maus profissionais.

A carga de leitura durante à graduação é imensa; antropologia, sociologia, alguns filósofos, um resgate da questão social brasileira e mundial desde quando a profissão começa a surgir, além do processo de trabalho, são alguns dos inúmeros temas que nós estudamos.

Eu já tenho 4 anos de formada, alguma experiência, mas infelizmente hoje não trabalho na área. A demanda de emprego para profissionais como nós geralmente é feita pelo Estado, através de concursos, o que dificulta porque existem as provas de títulos, e que não os possui, mesmo sendo aprovados em concursos, fica difícil chegar ao topo.

Mas é assim, aprendemos desde o primeiro dia de aula que o comprometimento e sigilo profissional fazem parte do nosso dia a dia; que mesmo tendo que fazer parte do sistema estatal ou empresarial, nosso foco sempre será a questão social, a relação que o cidadão possui com essa sociedade.

Parabéns a todos aqueles que escolheram o Serviço Social como profissão.

Beijos a todos.

Nenhum comentário: