domingo, 29 de abril de 2012

Tempo frio...

Tem certas coisas que eu não gosto, uma delas é o frio. Mas confesso, depois que vim morar em Piracicaba comecei a rever meus conceitos.
Como boa carioca da gema que sou, sempre amei o calor e quando fazia frio no RJ, eu ficava muito puta da vida. Só que aqui em Pira, faz mais calor que no RJ. Sim! Acho que é a questão da sensação térmica, porque as temperaturas nem chegam à 43º, 45º graus como no RJ, mas como não tem o hábito de ventar, a gente fica acabado. 
Mais por que falar disso? Porque desde sexta feira última, estamos livres desse calor e vem chegando um friozinho de leve. Ai, o que a gente faz numa situação destas quando não se tem carro pra sair, criança pequena perturbando? Faz-se comida!
O almoço foi a sobra do jantar de ontem, porque a matriarca aqui acordou depois do meio dia; ai resolvi catar umas coisas na cozinha e descobri que dava pra fazer um bolinho e um creme para o jantar.


Vamos às receitinhas (eu aqui me achando Mel Mascari)


Bolo de Cenoura


3 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de óleo
3 cenouras grandes ou 4 menores
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento
Bata as cenouras, o óleo e os ovos no liquidificador e reserve. Em seguida numa vasilha misture o açúcar, a farinha de trigo e o fermento. Junte o creme já batido e reserve. Unte com manteiga e farinha de trigo um tabuleiro e leve ao forno medio por mais ou menos 40 minutos.


Calda de Chocolate.
1 copo de leite
Chocolate em pó a gosto
Açúcar a gosto
1 colher de manteiga
Leve ao fogo os ingredientes, sempre mexendo, deixando até levantar fervura. Em seguida, coloque sobre o bolo e é só degustar (pode ser quente ou frio, ai vai do gosto do freguês).




Creme de Batatas


6 batatas grandes
Sal a gosto
Cebola
Alho
Salsa e Cebolinha
Queijo ralado
1 lata ou caixa de creme de leite
1 caldo de carne ou de galinha (a seu gosto)
Bacon frito


Cozinhe as batatas em uma quantidade generosa de água e reserve. Em seguida doure o bacon. Em seguida, acrescente cebola, alho e o caldo de sua preferência. Reserve. Bata no liquidificador as batatas e vá acrescendo água aos poucos até formar um creme grosso. Quando estiver na textura de sua preferência leve ao fogo junto com a mistura de temperos ate levantar fervura. Quando acontecer, apague o fogo e junte sal (se quiser) e o creme de leite e está pronto.
Use salsa e cebolinha para decorar.


Boa tarde de frio e eu vou lá ver o bolo que tá no forno!
beijos




Um comentário:

Sinceras e Apimentadas disse...

Bolo de cenoura é tudo de bom! Adoro.

Tem post novo lá no blog.
Beijos, Vê
Nane

http://sinceraseapimentadas.blogspot.com.br